sexta-feira, 16 de setembro de 2011

1º Encontro para Blogueiros Católicos do Rio


15/09/2011
Raphael Freire

No dia 17 de setembro, das 9h às 17h, a Pastoral da Comunicação do Rio de Janeiro (Pascom) vai realizar, no auditório do Edifício João Paulo II, o E+Blog – 1º Encontro de Blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio, com o objetivo de partilhar as realidades e promover uma formação constante aos católicos que atuam na blogosfera.

Com o apoio do Vicariato para a Comunicação Social, profissionais que trabalham nos meios de comunicação oficiais da Arquidiocese do Rio vão realizar palestras e dinâmicas com os mais de 120 participantes inscritos. A ideia da interação é dar uma oportunidade para ouvir e conhecer as realidades em que os blogueiros estão inseridos e auxiliá-los em seus processos de formação.

A jornalista e assistente social, Silvia Helena Gonzaga, falará sobre o papel do leigo na evangelização. Para ela, o encontro é uma grande iniciativa para que os participantes comecem a utilizar os seus talentos à serviço do bem.

— Esse encontro com os blogueiros é uma iniciativa extremamente pertinente no momento em que estamos vivendo. A pós-modernidade trouxe para nós novas ferramentas e possibilidades de ação e evangelização. Logo, ao falarmos com os blogueiros, estamos falando com pessoas articuladas dentro de uma nova mídia que pode estar a serviço do bem, da construção de um mundo melhor, mais feliz, fraterno e solidário, disse.

Silvia afirma ainda que os leigos têm uma importância fundamental no contexto das novas tecnologias e que, ao participarem do encontro, estarão deixando suas marcas nesse momento histórico para a comunicação da Igreja.

— Os participantes podem estar usando o seu talento, o dom da comunicação, na promoção de uma evangelização inovadora, porque é inovador eu usar os dons e os talentos que eu tenho dentro do contexto da tecnologia para evangelizar. (...) O leigo é discípulo e, por isso, ele é um atuante seguidor de Jesus. Como batizado, ele quer deixar a sua marca nesse momento histórico e fazer a diferença dentro do mundo, da sociedade e da Igreja, afirmou Silvia.



Além da Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, também estará presente no encontro para dar a sua benção aos participantes. Palestras, vídeos e dinâmicas estão na programação do evento, que será encerrado com a celebração da Santa Missa presidida pelo Coordenador Arquidiocesano da Pascom, Padre Márcio Queiroz.

Segundo o Sacerdote, a Igreja no Rio de Janeiro conta com o caráter missionário de cada um para a evangelização na blogosfera.

— A diversidade de trabalhos que os católicos realizam são a grande riqueza missionária da Igreja. A fé que cada pessoa traz em si e que transmite no que faz tem muita força de evangelização. É este constante inserir-se em todas as realidades da nossa sociedade que faz de cada um de nós colaboradores de Deus na construção da civilização do amor, destacou.

O E+Blog – 1º Encontro de Blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio será no auditório do Edifício João Paulo II, localizado na Rua Benjamin Constant, 23 – 2º andar – Glória. De acordo com a organização as inscrições já foram encerradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário