quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Agenda Católica Mundial para 2012



03/01/2012

A comemoração do 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e a realização de um Sínodo dos Bispos sobre a 'Nova Evangelização' são alguns dos pontos centrais da agenda católica mundial para o ano de 2012.

Em outubro passado, o Papa Bento XVI anunciou a convocação de um “Ano da Fé” entre outubro de 2012 e novembro de 2013, para assinalar a abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965). Na carta apostólica 'A porta da fé', o Pontifice explica que a iniciativa é uma ocasião para compreender os textos deixados pelos padres conciliares: "Pareceu-me que fazer coincidir o início do ano da fé com o cinqüentenário da abertura do Concílio Vaticano II poderia ser uma ocasião propícia para compreender os textos deixados em herança pelos padres conciliares".

Outro momento importante da agenda de 2012 será a 13ª Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A reunião irá acontecer entre os dias 7 e 28 de outubro e será dedicada ao tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã". O texto preparatório desta reunião magna destaca que, desde o Concílio Vaticano II até hoje, "a nova evangelização se propôs, cada vez mais com maior lucidez, como o instrumento" para enfrentar "os desafios de um mundo em acelerada transformação".

* CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário