sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Os ‘braços’ da JMJ Rio2013


02/12/2011
Renata Rodrigues - Comunicação JMJ Rio2013

O trabalho do setor responsável pelos voluntários do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 está a pleno vapor. Com a abertura oficial da Feira da Providência, na última quarta-feira, 30, no Riocentro, os visitantes poderão ver já em ação um grupo de 150 voluntários que irá divulgar não só voluntariado, mas também informações sobre a hospedagem e a conta criada para receber doações para a Jornada.

Os voluntários estarão no estande da JMJ, na área destinada à Arquidiocese do Rio. O cadastro para voluntários online poderá ser feito a partir de dezembro no site oficial da JMJ Rio2013: www.rio2013.com.

Para esclarecer as dúvidas, os interessados em ser voluntários para a jornada podem enviar e-mails para: volunt@rio2013.com . Os e-mails deverão ser endereçados (no assunto) da seguinte forma: para voluntários diocesanos (residentes das cidades do Rio de Janeiro e Niterói) a pessoa para o contato é Thaise; para voluntários nacionais o contato é Michele; para aqueles internacionais de língua inglesa e alemã, endereçar a Pedro; e para os voluntários de língua espanhola e francesa o contato é Lorena.

Volunt@rio2013.com

O Setor de Voluntários tem participado dos principais eventos dentro e fora da arquidiocese, começando o trabalho de motivação e captação de pessoal.

No dia 23 de novembro, eles fizeram a primeira reunião organizacional de equipes. Foram convocados, nesta fase inicial, 24 voluntários, a maioria com formação na área de comunicação.

A reunião foi conduzida pelo responsável do setor, padre Ramon Nascimento. Os participantes puderam conhecer um pouco sobre o que é a Jornada Mundial da Juventude, como é formado o COL e também como será o trabalho que será realizado por eles até 2013.

Essas primeiras equipes foram dividas em três pontos de ação principais: a criação e alimentação da Revista PDF, voltada exclusivamente para o voluntariado, o atendimento aos voluntários e a alimentação do site e redes sociais.

A equipe do setor esteve presente ainda no encontro vocacional, no encontro de novas comunidades em Cachoeira Paulista (SP) e no Encontro de Jovens da Renovação Carismática da Região Sudeste.

Durante o Halleluya, o evento de música, arte e cultura da JMJ, promovido pela arquidiocese e Comunidade Shalom, cerca de 200 voluntários trabalharam na divulgação.

Ajude a construir a Jornada

Uma das formas de participar da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, além daquelas mais conhecidas como voluntariado, através das inscrições ou acolhida a peregrinos, é fazendo doações para que a Jornada seja viável financeiramente.

“A ideia é que todos participem, que construamos juntos a Jornada” afirmou cônego Marcos William Bernardo do Comitê Organizador Local (COL). Cônego Marcos é responsável pela Comissão de Cultura e atua na captação de recursos do COL.

Ele lembra que a jornada quer acolher os peregrinos de todo o Brasil e dos mais diversos cantos do mundo e para que isso seja possível é importante que se tenha uma estrutura adequada.

“Doar é fazer algo concreto. É acreditar na construção da paz, em um futuro melhor, na mudança da realidade. É acreditar na juventude”, ressaltou.

As doações podem ser feitas para o Instituto Jornada Mundial da Juventude Rio de Janeiro: Banco Bradesco - agência 0814-1, conta corrente 80.000-7.
Fonte: www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário