domingo, 1 de abril de 2012

Jovens testemunham a alegria do Senhor na JDJ




01/04/2012
Raphael Freire
Inspirados pelo lema: “Alegrai-vos sempre no Senhor!” (Fl 4,4), cerca de 10 mil jovens participaram no último sábado, 31 de março, da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), em Ipanema. O evento, que foi organizado pelo Setor Juventude e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ RIO2013, foi realizado dentro da liturgia do Domingo de Ramos, data em que a Igreja do mundo inteiro comemora a Jornada Mundial da Juventude em âmbito diocesano.

Concentrados na Praça Nossa Senhora da Paz, os jovens e todos aqueles que passavam pelo local foram atendidos pelo projeto social “Ação de Amor do Cristo Redentor”, que em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2012 – que tem como o tema “Fraternidade e Saúde Pública” – organizou várias tendas com ações focadas nos cuidados gerais de saúde, no estímulo aos bons hábitos e à atividade física, e na orientação profissional.

— Está sendo uma experiência muito interessante realizarmos a “Ação de Amor do Cristo Redentor” entrelaçada, abraçada, e a serviço da juventude do Rio de Janeiro nessa Jornada Diocesana. Estamos vendo que os estandes estão funcionando e trouxemos serviços que já imaginávamos que os jovens fossem se interessar com o objetivo de que a juventude dê mais atenção da sua saúde para que eles possam ter uma melhor qualidade de vida, destacou a Coordenadora dos Projetos Sociais do Santuário Cristo Redentor, Silvia Helena Gonzaga.

Dentre todos os serviços oferecidos pelo projeto durante a Jornada Diocesana, o Grupo dos Psicólogos Católicos da Arquidiocese do Rio se destacou pela orientação vocacional dada aos jovens.

— Hoje nós não estamos aqui como psicólogas, mas como orientadoras vocacionais. Nossa missão nessa JDJ é orientar a juventude para que eles façam uma escolha profissional com discernimento porque o mais importante não é a parte financeira, nem o status da profissão, mas estar feliz com a carreira escolhida, afirmaram as Psicólogas Sandra Regina Rocha e Vivian Moreno.

Ainda na Praça Nossa Senhora da Paz, os jovens puderam se alegrar no Senhor com a participação dos músicos: DJ Piedade, Bloco Sambandorando, e Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Nelson Francelino, presidiu a benção dos ramos e seguiu em procissão pela orla da praia de Ipanema junto com diversos presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, além dos jovens.

— Hoje nós expressamos a unidade da Igreja com toda a juventude celebrando a 27ª Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano. Reunimo-nos hoje com Dom Nelson Francelino e para nós é motivo de glória e de louvor a Deus porque os nossos corações estão se aquecendo para a grandiosa JMJ que acontecerá em julho do ano que vem aqui no Rio de Janeiro, logo, essa comemoração já é para nós um pré-aquecimento de tudo o que será realizado a partir de agora em nossa Arquidiocese, afirmou o Assessor da Pastoral da Juventude, Padre Gilvan André da Silva.

— Para a Arquidiocese do Rio de Janeiro é uma imensa alegria acolher todos esses jovens, o Papa Bento XVI propôs o tema "Alegrai-vos sempre no Senhor!", e que os jovens sintam a alegria de servir a Cristo e caminhar junto com a Igreja. Estamos juntos ruma a JMJ RIO2013, ressaltou o Diácono Thiago Azevedo.

Na companhia de um trio elétrico animado pela banda God First, a procissão seguiu até o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, onde houve a continuação da Celebração Eucarística. Uma mensagem do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta – que está em Roma para o Encontro Internacional sobre as JMJs – foi exibida antes do término da Missa. No vídeo, Dom Orani convidou os jovens a serem evangelizadores: “Testemunhem e evangelizem com alegria”.

— É com muita alegria que eu comprimento a todos vocês desejando muita paz nesse final da celebração da Jornada Diocesana da Juventude e do Domingo de Ramos, quando todos nós queremos testemunhar com a nossa vida a nossa fé em Jesus Cristo, Nosso Senhor. O tema deste ano que é sobre alegria, “Alegrai-vos sempre no Senhor!” (Fl 4,4), nos remete para sermos alegres em nossa missão de evangelizar que é o tema da JMJ no ano que vem. Com alegria, abraço a todos os jovens, amigos e irmãos, e desejo que alegres no Senhor testemunhem e anunciem Jesus Cristo a todas as pessoas, disse o Arcebispo.

Ao final da celebração o Ministério Amor e Adoração deu continuidade aos shows que celebraram a Jornada Diocesana da Juventude, animando os jovens que durante todo o dia saudaram Bento XVI, entoando palavras como “Benedicto” e “viva o Papa”.

Testemunhos

— Está sendo uma benção trabalhar nesse evento e ajudar na jornada. Ver esses milhões de jovens hoje aqui em Ipanema está sendo emocionante, afirmou a Coordenadora de Comunicação da Pastoral da Juventude, Anna Paula Bayer.

— É uma alegria muito grande estar novamente aqui no Rio de Janeiro com toda essa expectativa da Jornada Mundial da Juventude. Queremos mostrar para o mundo todo o ardor da presença de Jesus que existe em nossos corações, especialmente nos corações dos jovens e é isso que nós vivenciamos aqui hoje, destacou a cantora da Comunidade Canção Nova, Eliana Ribeiro.

— Essa JDJ está sendo a melhor porque eu estou vivendo ela. Estou com os jovens, fui no trio, pulei, corri, gritei juntos com os jovens e é muito legal a gente ver essa festa da juventude brasileira, carioca, mostrando e testemunhando que somos jovens católicos, fieis, que amamos o nosso Papa... Tudo isso é muito lindo e eu estou feliz demais, testemunhou a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Juventude, Juliana Fernandes.

— É muito bom participar da Jornada Diocesana da Juventude e estou vendo vários turistas participando também admirados com a alegria que o carioca têm. Estou muito feliz de estar participando e ajudando como voluntária e espero que toda essa alegria que eu estou vivendo hoje seja semelhante a que eu vou viver na Jornada Mundial da Juventude junto com o Papa em 2013, disse a Carmelita Descalça Secular, Erica Luz.

Fonte: www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário