segunda-feira, 16 de abril de 2012

Segundo Encontro de Blogueiros Católicos


Renato Francisco - Jornal Testemunho de Fé
Diversidade, testemunho e fé na blogosfera em mais uma edição. Este foi o tema do 2º Encontro de Blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o E+Blog 2, que foi realizado neste sábado, 14 de abril, no auditório do Edifício João Paulo II, na sede da Arquidiocese do Rio.

O evento foi idealizado com o objetivo de levar à partilha das realidades vivenciadas e promover uma formação constante aos católicos que atuam na blogosfera. Esta segunda edição, como a anterior, teve duas partes. Pela manhã, os blogueiros ouviram palestras abordando temas sobre o universo da blogosfera, alguns sinalizados pelos próprios blogueiros que participaram da 1ª edição. Na parte da tarde, todos tiveram um tempo para dedicarem-se à formação e à discussão em círculos sobre o que ouviram e refletiram.

O E+Blog 2 foi aberto oficialmente pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, padre Márcio Queiroz, com a oração do E+blogueiro A primeira palestra, realizada por padre Márcio, que teve como título O Ano da Fé, refletiu a Carta Apostólica Porta Fidei (A Porta da Fé), assinada pelo Papa Bento XVI no ano passado.

Segundo explicou o Papa, a iniciativa de celebrar-se o Ano da Fé tem como objetivo dar um renovado impulso à missão de toda a Igreja de conduzir os homens fora do deserto em que muitas vezes se encontram, rumo ao lugar da vida, à amizade com Cristo que nos dá sua vida em plenitude. Padre Márcio destacou que, no documento, Bento XVI faz uma grande convocação para os católicos no Ano da Fé: cruzar o limiar quando a Palavra de Deus é anunciada.

- O Papa nos lembra que este atravessar vai implicar em assumir um caminho que dura a vida inteira. Nesse caminho se analisa e reflete situações que estão acontecendo no entorno. Bento XVI nos chama a viver neste momento os fatos que vão acontecendo, estimulando-nos a refletir e a impor a nossa opinião. Se a gente silencia, passa-se a verdade do outro. Se a gente não ocupa espaço, alguém ocupa. A gente precisa ser mais presente. Nós precisamos possuir a agilidade de, ao ouvirmos, termos a reflexão já elaborada, mas não continuarmos a sermos ingênuos. Então, a missão é comunicar a experiência da Graça e a alegria de ter feito essa experiência, não tendo medo de assumir a sua fé. É a fé que vai nos mover, afirmou.

De acordo com o padre Márcio, este também é o papel dos blogueiros, os “catequistas modernos”.





- Trazendo para dentro da blogosfera, é necessário que compreendamos esse conteúdo de fé que nós devemos colocar nos blogs como católicos. Neste Ano da Fé, somos convidados a viver e a proclamar. Para isso, temos que ter essa rede muito forte e também estarmos atentos para o que todos os dias está saindo nos meios de comunicação. Nós somos os catequistas modernos, chamados a esclarecer as coisas, a ser a voz da verdade. Para certas coisas devemos ter logo uma resposta. Temos que estar atentos às perseguições, e devemos começar a nos impor, falando que temos direito de expressar e viver a nossa fé, destacou.

Logo após, quatro participantes do primeiro Encontro de Blogueiros Católicos: Alexandra Gurgel, Luciano Santos, Michelle Neves e Rodrigo Stankevicz, deram testemunhos sobre o que representou aquele encontro para eles.

O integrante do Setor Cultural da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 Gustavo Ribeiro explicou um pouco sobre a JMJ, sua organização e o envolvimento dos blogueiros. Segundo Gustavo, a JMJ Rio2013 saiu na frente da Jornada Mundial da Juventude de Madri, realizada em 2011, porque o Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 (COL) já está organizando a próxima Jornada desde o processo de candidatura.

- Antes da possibilidade do Rio poder sediar o evento, acompanhei a informação sobre a Jornada através das redes sociais. Sempre foi muito escassa a informação. Todos ficaram um mês observando o trabalho de Madri tendo os relatórios. Na visita dos membros do COL em Roma, avaliamos a Jornada de Madri, mostramos como foi a Jornada em números, erros e acertos e como está a Jornada no Rio de Janeiro. Os delegados internacionais ficaram com uma boa expectativa, ressaltou.



Para Gustavo, o papel dos blogueiros é de serem os guardiões da Jornada, estando atentos ao tipo de comentários que estão sendo divulgados nas redes sociais e construindo informação com base no que vão monitorando.

- A Jornada é um evento de grande repercussão. Vocês como blogueiros podem exprimir certos tipos de posicionamentos, de opiniões. É impressionante o impacto do que vocês vão estar produzindo para o mundo inteiro, frisou.

Fechando a manhã, o coordenador do Vicariato para a Comunicação Social (VICOM) da Arquidiocese do Rio, cônego Marcos William, ressaltou que a função dos blogueiros é extremamente importante na conjuntura atual brasileira, em que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram o aborto de anencéfalos, o que representa para ele uma espécie de plano de fundo que nos últimos 30 anos tem levado a prática do ateísmo.

- Cabe a cada pessoa que tem fé proclamar a sua fé em Jesus Cristo e não permitir que eles tenham o poder de nos guiar como pensam. Somos nós que podemos mobilizar. Não iremos ter o mundo em que impera a verdade enquanto não fizermos nada. Não tenham medo porque quem está no poder lá está porque você colocou. O povo pode mexer no poder na hora que quiser. Façamos uma grande corrente fazendo o Dia Nacional dos Cristãos para mostrar que nós temos cara. Vamos colocar todos na rua de todas as religiões. Digamos quero ser blogueiro de Jesus, de um Brasil melhor que inclui as diversidades todas, que respeite aquilo que o Filho de Deus veio fazer por nós: trazer a salvação, proclamou.



Na parte da tarde, o arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, também refletiu sobre a questão do julgamento. Ele disse que, hoje, há uma diversidade muito grande no mundo e os cristãos devem ter a sua voz daquilo que acreditam, e que nisso a ajuda dos blogueiros é fundamental.

- É um momento muito importante desta questão da vida como valor, como direito de viver a sua fé. Um país que não respeita a vida é um país que tende a perder os seus valores fundamentais. Vocês podem fazer muito na questão dessas idéias que estão percorrendo na blogosfera. Quando as coisas acontecem, temos que saber também colocar a verdade para que as coisas sejam decididas com clareza. Vamos estar atentos à questão da liberdade de ter religião e ser cidadão, tomar cuidado para não cassarem as nossas palavras e saber o que está acontecendo para que possamos dar opinião com firmeza e publicar vários artigos, fazendo as mentalidades se abrirem um pouco mais. Não precisamos magoar ninguém, mas trazer aquilo que é a verdade para construirmos um mundo mais justo e fraterno, sem tantas intolerâncias, ressaltou Dom Orani.


Logo depois, o consultor na área de mídias socais, analista de novas tecnologias web na Canção Nova e co-fundador da agência de comunicação e marketing digital InsideSEO, deu uma formação blogueira para os participantes, mostrando as técnicas de produção de conteúdo e de layout de blogs. Segundo ele, quando a pessoa escreve algo na Internet, quer que muitas outras pessoas vejam e, para isso, são necessárias as técnicas de SEO, ou seja, de otimização de sites.

- Como blogueiro você é um formador de opinião e como formador tem que usar as ferramentas. O blogueiro tem que ter propriedade com as ferramentas que ele usa porque elas o aproximam do seu público, explicou.

No final, houve um momento de partilha em grupos, onde os participantes puderam discutir os temas abordados ao longo do dia e também sugerir ações para os próximos encontros de blogueiros. Como meta mais importante, foi apontado um trabalho maior sobre a produção de conteúdo.

Para a blogueira Alexandra Gurgel, o primeiro encontro foi muito esclarecedor no quesito de saber o que significa um blog e como atuar na blogosfera e já o E+Blog 2 saber mais sobre as técnicas.

- No E+Blog 1, foi apresentado o que é um blog para as pessoas que não sabiam muito bem e como a gente poderia atuar na sociedade na comunicação. Mas, o E+Blog 2 foi muito bom para mostrar para a gente as funcionalidades, os meios que a gente pode utilizar e como a gente pode realmente se juntar com os cristãos para modificar a sociedade e não se conformar com as coisas que estão acontecendo, disse.


O blogueiro Abílio Gonçalves soube da primeira edição do evento e quis participar desta última. Segundo ele, o evento superou as suas expectativas e, por isso, ele quer participar de novo.

- Eu tinha visto os blogs e o que a programação ia falar. A minha expectativa era conhecer os blogueiros, trocar algumas ideias e receber uma formação e sabia que era sobre as mídias. Mas, foi totalmente superável o que foi apresentado, foi maior do que eu esperava. As palestras trouxeram temas excelentes. Se tiver um próximo, eu estou junto, afirmou.

Oração do E+blogueiro

Tão compassivo, tão fiel, tão amoroso és Tu, Pai Nosso.
Te peço que aumentes a minha fé e o meu amor por Ti.
Que eu possa usar o blog como um instrumento para cumprir Teus propósitos.
Que eu possa me tornar blogueiro da Verdade e promotor da paz.
Ajuda-me a ser firme em meu compromisso cristão e que os visitantes possam encontrar em meu blog uma fonte de encorajamento e inspiração.
Dá-me força para anunciar a Tua palavra, para que possa desempenhar o meu papel e derrubar os muros da hostilidade do mundo usando o blog para fortalecer os laços de amizade, solidariedade e amor.
Fazei meu coração manso e humilde para que possa tratar os meus leitores como amigos, não como hits. Para que possa lutar para mudar a mim mesmo para melhor com mais frequencia do que retoco o template de meu site.
Livrai-me, ó Pai, de spams e vírus, do orgulho e do egoísmo e da tentação de reproduzir imagens sem permissão e copiar idéias sem creditar os autores originais.
Que possa estar sempre unido com a rede de E+blogueiros, irmãos que trabalham juntos em Teu nome. E que os nossos blogs nos levem mais perto de Ti.
Te peço humildemente em nome de Cristo, Nosso Senhor.
Amém.
* Fotos: Leonardo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário