quinta-feira, 2 de junho de 2011

Equipe de Comunicação da Igreja visita o Projac

01/06/2011
Leanna Scal

Um encontro marcado pela comunicação aconteceu na última terça-feira, 31 de maio. A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, do quadriênio 2007 a 2011, encerrou, de forma celebrativa, as suas funções na CNBB com um encontro no Rio de Janeiro.

A visita de confraternização contou com diversas atividades planejadas pelo Arcebispo do Rio e ex-presidente da Comissão, Dom Orani João Tempesta, mas a comunicação foi o assunto que permeou durante o dia. Isso porque, na manhã de terça-feira, a comissão fez uma visita ao Projac, que é a Central de Produção da Rede Globo de Televisão.

Lá, foi possível conhecer os bastidores de todo o conteúdo transmitido pela Rede Globo, desde a pré-produção. No Projac, cerca de seis mil profissionais circulam todos os dias. Os locais que mais chamaram a atenção dos visitantes foram a fábrica de cenários e a confecção de figurinos, onde mais de 72 mil peças de roupa estavam expostas no acervo. O grupo também assistiu a gravação de algumas novelas que estão passando na emissora.

Para a Assessora Nacional do setor de Comunicação da CNBB, Irmã Elide Fogolare, a experiência serviu para mostrar um outro aspecto de toda a produção nas dimensões das comunicações e desmistificar o que se assiste na televisão.

- A indústria da cultura deve se concretizar através do som e da imagem, e isso é importante porque mexe não somente com nossa capacidade de entender, mas, sobretudo, com nossas emoções. Essa visita foi importante para perceber a dimensão da comunicação não somente enquanto processo, mas enquanto meios, disse.



Também a Capela cenográfica intrigou o grupo. Com três fachadas diferentes, é possível reproduzir nas gravações o estilo contemporâneo, gótico e português. Durante a permanência do grupo no local, o Assessor Eclesiástico para eventos de massa da Arquidiocese do Rio, Padre Omar Raposo, explicou o trabalho que realiza desde 2005 no ambiente.

- Desde a criação do Vicariato para a Comunicação foi estabelecida uma parceria entre a Arquidiocese do Rio e a Central Globo de Produções que visa criar a diminuição do impacto televisivo em relação à audiência e ao católico que assiste a emissora. Estabelecemos, então, um diálogo e se viu a necessidade de um padre junto às gravações para dar suporte e assessoria a todas as cenas religiosas que fossem veiculadas pela emissora.

Ele disse ainda que, a partir dessa assistência, a Rede Globo pôde dar mais realismo às cenas de caráter religioso, como por exemplo, casamentos, batizados, e enterro.

- Antes desse suporte, a gente via atores que interpretavam padres na TV usando, por exemplo, uma batina roxa, que é usada em enterro, para celebrar casamentos. Isso era muito incoerente, contou.

Ele recordou a novela Desejo Proibido, onde o ator Murilo Rosa fez o papel de um padre e fez uma oficina com ele. Além disso, para o Padre Omar, a presença do sacerdote no ambiente sempre faz bem ao trabalho artístico.

O grupo retornou admirado com tudo o que está por trás de uma produção televisiva. Um passeio como esse poderá ser feito nas Oficinas-visita durante o 7° Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece entre os dias 17 e 22 de julho, na PUC - Rio. As inscrições podem ser feitas através do site www.muticom.com .
Fonte:www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário