terça-feira, 14 de junho de 2011

Multidão de fiéis acolhe a Imagem do Divino Pai Eterno



13/06/2011
Leanna Scal

Em Pentecostes, 12 de junho, o Rio de Janeiro recebeu, pela primeira vez, a Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno. Um grande encontro de fé e devoção aconteceu na tarde do domingo, nos Arcos da Lapa, no Centro da Cidade. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Robson de Oliveira, Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás.

A visita, que celebrou os 170 anos de devoção ao Divino Pai Eterno, foi promovida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Antes da missa, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta, deu uma benção aos presentes.

- Acredito que, com a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, a comunidade católica e carioca sairá ganhando em bençãos e terá a oportunidade de renovar o seu compromisso de vida com o Pai de Jesus, disse.

Com a Lapa cheia de fiéis de várias partes do país, Padre Robson entrou no palco montado para a celebração levando a Imagem do Divino Pai eterno. Também concelebraram a Santa Missa o Vigário Episcopal do Vicariato Urbano, Padre José Laudares e o Assessor para eventos de massa da Arquidiocese, Padre Omar Raposo. Também participou da Celebração o Monsenhor João Carlos Teodoro, da Igreja Melquita Católica.

Durante a homilia, Padre Robson falou aos fiéis que só em Jesus é possível experimentar o amor de Deus e que quem ouve Jesus conhece a vontade do Divino Pai Eterno.

- Hoje celebramos Pentecostes, uma festa que lembra nossa Igreja Missionária, que vive a dinâmica do Senhor. Celebrar Pentecostes é celebrar a vida da Igreja, o amor do Divino Pai Eterno sobre todos nós. Por isso, ficamos felizes de fazer essa celebração aqui no Rio, uma cidade tão acolhedora com um povo cheio de fé, disse o Padre.

Ele explicou que a festa de Pentecostes, em sua origem, não era religiosa. Era a festa da colheita, em que o povo se reunia em Jerusalém para festejar. Os judeus falavam línguas diferentes, mas buscavam manter suas tradições. Foi então, 50 dias depois da ressurreição do Senhor que ouviu-se um grande barulho e todos, temerosos, correram para um lugar só e, de repente, dos céus, veio como que línguas de fogo, a língua do amor de Deus, os dons do Espírito Santo que Jesus prometeu.

- Quem recebe o dom de Deus fala a língua que todos podem entender, a linguagem do amor. É essa a grande ação do espírito de Deus. Todos podem, como filhos de Deus, falar a mesma linguagem da unidade e da paz. Sozinhos nada somos, mas pelo Espírito Santo tudo podemos, enfatizou Padre Robson.

A animação da liturgia ficou por conta do cantor Márcio Pacheco e, com ele, Olívia Ferreira, Katiane, Cláudio Castro, Tiago Lima, Ramom Torres, Felipe Freitas, Luciano Carvalho, Marcio Matos e Edson Freitas, tornaram o evento cheio de emoção e fé.

Ao final, Padre Robson levou para o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO) muitas caixas com pedidos dos fiéis cariocas.

História da devoção



Em 2011 a devoção ao Divino Pai Eterno está completando 170 anos. A história narra que, por volta de 1840, um casal chamado Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro. O pequeno objeto, de aproximadamente 8 centímetros, tinha a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou juntamente com a sucessão de milagres.

Começou, então, a comemoração festiva com a novena, que culmina sempre no dia da Grande Festa, no primeiro domingo do mês de julho.

Conhecedor da história, Padre Robson de Oliveira, membro da Congregação dos Missionários Redentoristas e Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno desde dezembro de 2003, sentiu a necessidade de fazer a devoção ao Divino Pai Eterno ser mais difundida.

O Padre conquistou então espaços na emissora regional da TV Brasil Central e, depois, em nível nacional, na Rede Vida. Foi com a "Novena dos Filhos do Pai Eterno", pela TV, que o Sacerdote e sua equipe conquistaram o carinho, a admiração e a emoção do povo de todo o Brasil, levando aos lares pregações e preces com temas que atingem o cerne da vida humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário