segunda-feira, 6 de junho de 2011

Missa de envio para o 7º Muticom



05/06/2011
Nice Affonso

No último sábado, 4 de junho, a Igreja Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, recebeu o Arcebispo Dom Orani João Tempesta, padres atuantes no Vicariato para a Comunicação Social e muitos comunicadores da Cidade Maravilhosa para a Missa de Envio para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá de 7 a 22 de julho.
Transmitida ao vivo pela Rede Vida, TV Nazaré e WEB TV Redentor, a Celebração Eucarística aconteceu na véspera do 45º Dia Mundial das Comunicações, quando o mundo inteiro está voltado para a mensagem do Papa Bento XVI, intitulada “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”.

Durante a homilia, Dom Orani lembrou que o 7º Muticom será uma excelente oportunidade para a reflexão, para a realização de trabalhos e de treinamento para os interessados em comunicação.

— Sabemos da importância que tem a comunicação hoje para a divulgação da Palavra de Deus, do Evangelho, a todas as pessoas, como, inclusive, nos recorda o Papa Bento XVI, na sua mensagem para este Dia Mundial da Comunicação, que pede que, nessa era digital, se possa ajudar a construir essa nova humanidade, o que supõe de todos nós estarmos aí levando a verdade, buscando ser autênticos naquilo que nós fazemos para que, cada vez mais, as pessoas possam estar encontrando Cristo, que é a verdade, lembrou o Arcebispo.

O Arcebispo destacou a importância de que por trás de toda a comunicação haja pessoas que se preocupem com questões relativas à vida, ao ser humano e à construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna. Conforme acredita, a nova linguagem traz uma nova cultura e um novo areópago.

— Que se possa, através dessa nova cultura, continuar anunciando o Evangelho. Por isso mesmo é tão importante a autenticidade das pessoas, para que elas possam fazê-lo com coerência através dos modernos meios, explicou.

Ao comentar sobre a constante atualização das novas tecnologias desejou que os comunicadores tenham sabedoria para evangelizar.

— Queremos usar de tudo isso que existe para que haja uma vida melhor. Essa é a preocupação de quem ama a Deus e procura servir-se de tudo, para levar adiante essa missão, orientou.

Ciente de que agora os antigos receptores de informações são também produtores de conteúdo, no novo modelo comunicacional, Dom Orani lembrou a responsabilidade de cada um sobre o que veicula principalmente nas mídias sociais.

— Nós vemos que as pessoas são levadas a uma comunicação capilar e são capazes de convocar milhares de outras pessoas também, de forma que as vezes nem os meios de comunicação sociais o fazem. Ou seja, hoje há nas mãos das pessoas um potencial e um poder muito grandes. E por isso mesmo a responsabilidade que temos é muito maior. (...) Com isso nós estamos anunciando Jesus Cristo, nosso senhor, implicitamente, e querendo também explicitamente, disse.

Ao final da missa, o coordenador geral do 7º Muticom, Padre Omar Raposo, e o Professor Miguel Pereira, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, convocaram as pessoas não só do Rio de Janeiro, mas do Brasil e do mundo para a participação no 7º Muticom.
Dom Orani, fez da benção final um momento especial de envio aos comunicadores..

— Que a todos nós que nos preparamos para o Mutirão e vivemos o Dia Mundial da Comunicação, que o Senhor nos dê sempre o dom para fazer o melhor, para podermos comunicar a vida de Cristo através da nossa vida, dos meios de que nós dispomos, para fazer com que o nosso mundo, o amanhã, possa encontrar-se ainda mais fraterno e solidário, desejou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário