terça-feira, 26 de abril de 2011

Homenagem da PUC-Rio pela beatificação do João Paulo II




Na manhã desta segunda-feira, 25 de abril, faltando poucos dias para a beatificação do Papa João Paulo II, que acontecerá em 1º de maio, em Roma, a PUC-Rio preparou uma homenagem para a ocasião. O Departamento de Teologia, junto com a Cátedra Martini, organizou uma seção na qual professores da teologia abordaram diferentes aspectos sobre o pontificado de João Paulo II.

Para a abertura, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, fez uma oração e destacou o momento raro de ter a oportunidade de sermos contemporâneos de um beato. De acordo com Dom Orani, todas as pessoas que conviveram com João Paulo II, foram unânimes em destacar sua proximidade com Deus.

O Arcebispo também deu ênfase ao fato de que, mesmo em uma sociedade plural e secularizada, João Paulo II se aprofundou em diversos tipos de assunto, buscando um bom relacionamento com todos.

- A beatificação de João Paulo II nos deixa um questionamento: como nós, no século XXI, buscamos a santidade? - questionou Dom Orani.

Em seguida, o Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Siqueira, agradeceu a presença do Arcebispo e o parabenizou pelo seu 14º ano de ministério episcopal. Ele disse que, embora os católicos tenham a obrigação de rezar em cada Eucaristia pelo pastor, de modo particular neste dia pediu as bênçãos para o trabalho que Dom Orani vem realizando no Rio de Janeiro.

- Dom Orani é um verdadeiro apóstolo de Jesus, que está sempre presente em tudo. Agradecemos o dom de sua vida e, enquanto universidade, nos disponibilizamos a ajudar na dimensão cultural de seu episcopado, disse Padre Josafá.

O Reitor da universidade entregou um presente para o Arcebispo e convidou todos para cantar parabéns.

João Paulo II: um homem de Deus

O primeiro a explanar sobre João Paulo II foi o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Paulo Cezar. Ele falou, durante dez minutos, sobre o relacionamento entre fé e razão no pensamento de João Paulo II.

Dom Paulo explicou que a busca pela Verdade é inerente ao ser humano e tanto a fé quanto a razão são caminhos para essa busca. Ele citou João Paulo II, quando diz que é no mistério de Cristo que o ser humano encontra seu caminho.

- João Paulo II sempre via a realidade e os problemas do ser humano à luz do mistério de Jesus Cristo. Porque Jesus é aquele no qual o ser humano encontra o sentido e a realização da sua vida. João Paulo dizia que o mistério do ser humano se ilumina a partir do mistério de Cristo no verbo encarnado. O verbo de Deus, que assumindo a realidade humana, tornou-se aquilo que nós somos, afirmou o Bispo.

Depois, foi a vez da Teóloga Maria Clara Bingemer falar sobre o pensamento de João Paulo II sobre os modernos areópagos, dentre os quais está a universidade e o mundo da cultura.

- João Paulo II trouxe pontos importantes no sentido de que o mandato missionário continua vigente, embora a gente tenha a consciência, hoje, de que evangelizamos num meio pluralista, secularizado, onde muitas vezes a fé não está tão presente. Essa tensão fecunda entre o respeito ao outro, a não imposição e não poder deixar de anunciar aquilo que ouvimos é uma difícil missão do cristão, disse.

O Padre Jesus Hortal falou sobre a promulgação do novo Código de Direito Canônico.

- O novo código é o grande esforço para traduzir em linguagem jurídica a teologia do Concílio Vaticano II, disse.

Já o Padre Abimar Moraes fez uma breve análise de João Paulo II e a comunicação através de suas viagens. Ele olhou essas viagens como fato comunicativo, pois, a partir do Papa João Paulo II, as viagens pontifícias passaram a ser pensadas como visita pastoral, um aspecto inédito do seu pontificado.

A professora Maria de Lourdes fez uma relação do antigo Papa com a Sagrada Escritura. Ela explicou que João Paulo II usou a Escritura como ponto de partida na maioria dos documentos.
- Quando o Papa comentava as Escrituras, ele expunha também a apropriação através de sua vivência com Deus.

Por fim, o Teólogo Paulo Fernando falou sobre João Paulo II e a Doutrina Social da Igreja. Ele ressaltou o caráter otimista do Magistério Social de João Paulo II e sua confiança no futuro.

No final da seção, Dom Paulo Cezar fez a oração Regina Coeli e os presentes foram convidados para um lanche de confraternização. Para todos, o Papa João Paulo II deu um grande testemunho de vida e de santidade. Concluiu-se que João Paulo II pode ser definido como um homem que se identificou profundamente com Jesus Cristo.

*Fonte: arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário