sábado, 30 de abril de 2011

João Paulo II e sua devoção à Divina Misericórdia

28/04/2011

A Festa da Divina Misericórdia de 2011 será especial, pois vai acontecer em 1° de maio, mesmo dia da beatificação do Papa João Paulo II. Essa data é importante, pois foi o próprio Jesus que pediu à Santa Faustina que realizasse a Festa da Misericórdia no primeiro domingo depois da Páscoa, e foi João Paulo II o grande incentivador desta devoção.

No dia 30 de abril de 2000, a partir das revelações de Jesus à Santa Faustina, João Paulo II, além de canonizá-la, instituiu a festa que, a partir de então, passou a ser celebrada no segundo Domingo da Páscoa, conforme consta no diário da Santa, disseminado por todo o mundo.

Santa Faustina nasceu na Polônia em 1905, e morreu aos 33 anos. Buscou a santidade na vida comum do dia a dia. Tinha pouca instrução, mas no seu diário, onde transcreve os ensinamentos de Jesus, não há nenhum erro teológico. Beatificada e canonizada em 2000 por João Paulo II, sua grande missão no mundo é ser arauto da misericórdia de Jesus.

O Papa João Paulo II foi o grande incentivador da devoção à Divina Misericórdia. Quando seminarista, ele visitava sempre o túmulo de Santa Faustina. Sua morte, no amo de 2005, aconteceu na oitava de Páscoa, portanto, dentro das comemorações da Festa da Misericórdia. Sua beatificação também se dará na mesma festa da devoção da qual foi o maior incentivador.

27 anos de pontificado

O pontificado de João Paulo II foi singular desde o início: um Papa polonês que chegou ao trono de Pedro após 455 anos de pontífices italianos. Seu caminho não foi fácil, uma vez eleito, enfrentou crise no catolicismo, mergulhado em um Ocidente secularizado, e soube, com a força da fé, enfrentar os desafios.

Mesmo os que não compartilham a fé católica perceberam nele um ideal nobre e também que ele se interessava não só pela religião, mas por todas as questões relativas à dignidade do ser humano.
João Paulo II foi um marco na história da Igreja e do mundo, não só pelos quase 27 anos de pontificado, mas pela sua santidade, cultura e amor ao ser humano.

Em seu primeiro discurso como Papa pediu ao mundo: “Abri as portas a Jesus Cristo”, e fez disso o lema de seu pontificado.


Sua vida foi um testemunho de santidade, pela grande fé, amor à Eucaristia, devoção filial a Maria e pela prática do perdão incondicional. A Palavra de Deus foi por ele intensamente vivida e anunciada aos mais diferentes povos.

A espiritualidade da cruz o acompanhou na experiência da orfandade e da pobreza, nas atrocidades da guerra e do regime comunista, mas principalmente no atentado sofrido na Praça de São Pedro. De maneira serena e edificante, suportou as incompreensões e oposições, as limitações da idade avançada e da doença.

Pediu várias vezes perdão pelas falhas históricas dos filhos da Igreja. Ele mesmo foi ao encontro do seu agressor, na prisão, oferecendo-lhe o perdão. Pela encíclica Dives in Misericordia e na instituição do “Domingo da Divina Misericórdia”, manifestou seu compromisso com a reconciliação da humanidade.

Numerosas viagens apostólicas marcaram seu pontificado e incentivaram, na Igreja, o ardor missionário e o diálogo com as culturas. Ele também valorizou os meios de comunicação social a serviço do Evangelho. A todos cativou pelo seu afeto e sensibilidade humana.

Sangue de João Paulo II será exposto durante beatificação

Uma mostra do sangue do Papa João Paulo II será exposta na Basílica de São Pedro como relíquia para a veneração dos fiéis durante sua beatificação no domingo. O sangue foi extraído durante os últimos dias de vida de João Paulo II, que morreu em 2 de abril de 2005.

O sangue foi enviado pelos médicos ao Centro de Hemotransfusão do Hospital Bambino Gesú, propriedade do Vaticano, ante a possibilidade de que fosse necessário realizar transfusões, o que não aconteceu. A ampola será colocada num "relicário precioso" fabricado para a ocasião.

Beato João Paulo II


A celebração da beatificação será no domingo, 1° de maio, na Praça de São Pedro, a partir das 10 horas, e será presidida pelo Santo Padre, Papa Bento XVI. Assim que terminar a cerimônia de beatificação, todos os fiéis poderão venerar os restos do novo beato. Eles ficarão expostos diante do altar da confissão, até que termine o fluxo de fiéis.

A missa de Ação de Graças será na segunda-feira, 2 de maio, às 10h30m, na Praça de São Pedro e será presidida pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone.

A sepultura com os restos mortais do beato João Paulo II ficará na Basílica Vaticana, na Capela de São Sebastião.

Festa da Misericórdia no Rio

A Festa da Misericórdia está completando 23 anos de realização na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Há 16 anos, a Comunidade Emanuel está à frente da organização da festa que tem como objetivo celebrar a misericórdia de Deus, o Amor Dele pela humanidade, anunciar a salvação como gratuito amor de Jesus e da sua misericórdia.

Confira a programação do dia 1° de maio, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. Além de estar em oração pela beatificação e de celebrar a Festa da Misericórdia, na ocasião será comemorado ainda o Dia do Trabalhador e ainda os dois anos de Dom Orani como Arcebispo do Rio de Janeiro.

• 13h - Abertura;
• 13h15m - Entrada da Imagem de Nossa Senhora seguida por diversos movimentos
marianos e crianças;
• 13h30m - Terço meditado intercalado com músicas marianas;
• 14h - Entrada do quadro do Beato Papa João Paulo II;
• 14h10m - Teatro sobre o Beato Papa João Paulo II (realizado por crianças);
• 14h30m - Palestra sobre a presença marcante do Beato João Paulo II na Igreja e no
mundo – Dom Cipriano Chagas, osb.
• 14h55m - Entrada dos quadros de Jesus Misericordioso e de Santa Faustina, seguidos
pelo movimento do Apostolado da Oração;
• 15h - Terço da Misericórdia;
• 15h15m - Palestra sobre a Misericórdia e sua devoção – Dom Roberto Lopes.
• 15h45m - Benção do Santíssimo Sacramento – Mons. Aroldo da Silva Ribeiro;
• 16h - Animação;
• 16h30m - Missa festiva da Misericórdia e comemorativa pela beatificação do Papa João Paulo II e os 2 anos de arcebispado de Dom Orani João Tempesta, O. Cist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário