domingo, 15 de maio de 2011

Dia de oração pelas vocações sacerdotais





15/05/2011
Leanna Scal

Neste 4º Domingo da Páscoa, a Igreja celebra o Bom Pastor, ou seja, aquele que dá a vida por suas ovelhas. Neste dia, o mundo todo se une em oração pelas vocações sacerdotais e religiosas. No Seminário São José, no Rio de Janeiro, muitos seminaristas, em etapa final de sua formação, realizam trabalhos junto às vocações.

O primeiro contato feito pelos seminaristas com os jovens que se sentem chamados ao sacerdócio é um trabalho pastoral recente na Arquidiocese do Rio. Intitulado de Missão Vocacional, os seminaristas fazem visitas semanais às Paróquias da Cidade, incentivando e acompanhando aqueles que se sentem chamados, mas ainda não sabem o que fazer.

De acordo com o seminarista Sidnei Junior, o objetivo é promover e divulgar o trabalho vocacional na Arquidiocese. Animados com o convite, cada um dos seminaristas ficou responsável por um Vicariato. A intenção é percorrer todas as Paróquias, para, no final das missas dominicais, os seminaristas falarem à assembleia por cinco minutos. Esse breve tempo é oportuno para que eles apresentem aos jovens seu testemunho, o trabalho realizado no Seminário e também para se colocarem à disposição dos interessados em participar dos Grupos Vocacionais.


- Nas paróquias por onde tenho passado estou sendo muito acolhido. As pessoas ficam surpresas com um jovem falando sobre ser padre. Tem sido muito gratificante, disse Sidnei.

Já o seminarista Jorge Carreira, responsável pelo Vicariato Leopoldina, acredita que é importante que os jovens percebam, através do exemplo deles, que a vocação não está distante.

-Esse trabalho é importante para estreitar os laços entre o seminário e as paróquias. Os grupos vocacionais estão acontecendo na arquidiocese e os jovens estão testemunhando essa boa notícia, o chamado do Senhor. Mesmo hoje, no século XXI, depois de dois mil anos de Igreja, Deus, assim como chamou os apóstolos e chamou todos os sacerdotes, continua a nos chamar, disse.

Após perceber o chamado de Deus, depois que as vocações começam a ser acolhidas, elas precisam ser acompanhadas. Esse trabalho então é realizado pelo Grupo Vocacional Arquidiocesano (GVA).

- Ao chegar no GVA, os jovens vão entendendo o chamado de Deus para a vida deles. Os encontros acontecem no Seminário São José, no Rio Comprido, e através de atividades como palestras de formação, partilhas, retiros, dinâmicas, convivência, orações litúrgicas, o jovem vai percebendo como será no Seminário, explicou o seminarista Thiago Azevedo.


Já o seminarista Rodrigo de Oliveira trabalha no GVA desde o ano passado. Ele explicou que está sendo uma experiência muito enriquecedora e gratificante.

- É muito gratificante, nessa dimensão vocacional, a gente pensar que outros fizeram isso por nós. A gente lembra que participa desse primeiro contato alguém que acreditou nas nossas vocações. A gente se depara com realidades vocacionais diferentes, se identifica com o trabalho e, cada vez mais, se torna referência para outras pessoas. É uma responsabilidade ainda maior com a própria vocação, disse.

Por fim, certo do seu chamado e firme na vocação ao entrar para o Seminário, o jovem passa cerca de oito anos estudando. Nesse tempo precisa de uma grande estrutura. Para isso, eles contam com as Obras Vocacionais Sacerdotais.

O seminarista Edvaldo explicou que a OVS é constituída por senhoras e senhores que ajudam espiritualmente e financeiramente o seminário.

Neste Domingo do Bom Pastor e Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, rezemos de maneira especial pelos sacerdotes, seminaristas e por todos aqueles vocacionados que ainda não responderam o chamado do Senhor.

Fonte: arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário