sábado, 7 de maio de 2011

Lançamento do Concurso “Vida em Movimento”

06/05/2011
Stephania Figueiredo

Na noite da última quinta-feira, 5 de maio, o Centro de Estudos Culturais (CEC) lançou o Concurso de Fotografia “Vida em Movimento”, realizado no Auditório Offices do Shopping Leblon.

O lançamento teve início com as palavras de boas vindas do membro do CEC e da comissão organizadora do Concurso, Enrico Andriolo. Ao expressar sua alegria pela ocasião, ele explicou que esse projeto, que nasceu de um sonho há alguns anos, tem como objetivo promover o valor da vida humana. Para ele, a ideia do concurso de fotografias sobre o tema da vida surge justamente da simplicidade da questão.

- A vida tem todo o seu valor demonstrado justamente em momentos simples, como em um embrião, na celebração entre amigos, de estar em família, e também nos momentos de provação, de uma doença, da velhice. Embora simples, a promoção da vida humana se faz urgente, pois vivemos uma época em que se fala muito da vida, mas vemos cada vez mais exemplos da banalização, disse.

Em sua opinião, o lançamento acontecer na semana da beatificação do Papa João Paulo II — que, conforme suas palavras, foi um grande defensor da vida e, além disso, um exemplo do seu valor em uma cultura utilitarista, na qual um idoso com graves doenças não teria condições de ser líder de tantas pessoas — foi providencial.

O diretor do Centro de Estudos Culturais do Rio de Janeiro, Franz Gross, agradeceu a presença de todos e explicou um pouco sobre o CEC, uma associação de leigos que busca promover diversas iniciativas na área da evangelização da cultura, inspirada na doutrina Católica. Ele também destacou a importância de promover o valor da vida humana.

- É com grande preocupação que assistimos aos constantes e cada vez mais orquestrados ataques ao valor da própria vida humana, desde sua concepção até a morte natural. Ataques que muitas vezes são expressão de interesses ideológicos que vão contra o próprio homem. Deste modo, nos vemos incentivados a promover, ressaltar e reafirmar o valor que a vida humana possui. De mostrar aos homens e mulheres de hoje o valor intrínseco da própria vida, perante a qual estamos chamados a nos reverenciar, disse Franz.

Para o diretor geral do CEC no Brasil, Martín Ugarteche, a arte é uma vocação à qual o mundo necessita responder.

- Toda a forma autêntica de arte é, a seu modo, um caminho de acesso à realidade mais profunda do homem e do mundo, afirmou Martín.

Martín disse ainda que nem todos são chamados a serem artistas, no sentido específico do termo. Mas, segundo a expressão do Gênesis, todo o homem recebeu a tarefa de ser artífice da própria vida: de certa forma, deve fazer dela uma obra de arte, uma obra-prima.

Dois músicos apresentaram músicas brasileiras com o tema da vida. “O caderno” de Toquinho e “O que é o que é” de Gonzaguinha.

Enrico Andriolo continuou o evento com a divulgação do site do Concurso. Através de slides mostrou o que se pode encontrar na página: a explicação do concurso, como fazer sua inscrição, seu regulamento, entre outros conteúdos. A inscrição é gratuita e as melhores fotos comporão uma exposição itinerante que percorrerá diversas cidades. A foto vencedora ganhará uma máquina fotográfica digital profissional da Canon.

Andriolo agradeceu a presença de todos e também ao apoio do Movimento de Vida Cristã e da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Ao final da atividade, o Padre Jorge Lutz, membro do Sodalício de Vida Cristã, representou Dom Paulo Cezar Costa, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que não pôde comparecer. Padre Jorge relacionou o Concurso de Fotografia com a semente de mostarda, dizendo que este fruto pequeno é chamado a crescer e a dar muitos frutos. Finalizou abençoando o Concurso e a todos os presentes.

Confira o site do Concurso de Fotografia “Vida em Movimento” e saiba mais informações: http://www.cecbrasil.org.br/vidaemmovimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário