quarta-feira, 4 de maio de 2011

“Estamos a serviço de Cristo”

Os preparativos para a Liturgia estão a todo o vapor. No 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, a equipe da Liturgia, coordenada pelo Padre Leandro Freire, assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 1, e por Andrea Gripp, coordenadora da Pastoral da Comunicação, está preparando muitas novidades. Os organizadores pretendem montar um modelo onde haja grande envolvimento dos participantes, atendendo a um pedido do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

- Numa das reuniões do Muticom, ele pediu para que houvesse um espaço na PUC destinado à oração dos participantes como forma de intercessão pelo êxito e pelo sucesso de todo o evento – explica Andrea.

De acordo com o cronograma, as manhãs começam com as Laudes, como uma preparação para o trabalho que será realizado ao longo do dia. No final das tardes, haverá as Vésperas, uma oração de agradecimento, seguida da Santa Missa. Durante todo o dia, será feita a Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Um dos pontos altos deve ser o Angelus, transmitido ao vivo pela WebTV Redentor para os participantes do Mutirão. “Ao meio-dia, todas as atividades do Muticom param para que seja feita esta oração”, explica Paulo Lima, secretário executivo do evento. Todas as orações estão no livro Ofício das Comunidades.

Segundo Andrea, as orações durante a caminhada do Mutirão são uma forma de os participantes estarem na presença de Deus a quem servem pela comunicação:

- Estamos a serviço de Cristo. O agente não pode falar de quem ele não conhece. A oração é importantíssima, porque é através dela que nos relacionamos com Deus, que falamos com Deus e que ouvimos a Deus. Valorizar esse momento é de extrema importância porque a teoria é boa, a prática também, porém, sem a vivência da espiritualidade, nós seremos ocos – ressaltou.

Em cada dia, uma Diocese do Regional Leste 1 ficará responsável pela animação litúrgica, comentário e organização da Missa. Elas estão preparando momentos temáticos para a Procissão de Entrada e o Ofertório, com o objetivo de fazer uma Liturgia dinâmica. A abertura e o encerramento serão feitos pela Arquidiocese do Rio. Os demais dias estão sob a responsabilidade das Dioceses de Caxias e Nova Iguaçu, Volta Redonda, Petrópolis, Itaguaí, Campos e Niterói.

O 7º Mutirão de Comunicação não é restrito à Igreja católica. Todas as igrejas cristãs são convidadas a participar do evento. Segundo Andrea, uma das sugestões que estão sendo estudadas é que haja uma celebração ecumênica num dos dias do Muticom: “É um momento bonito de comunhão. Todos unidos na mesma fé em busca de uma comunicação que comunique a vida”, destacou.
Fonte: www.muticom.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário