quarta-feira, 4 de maio de 2011

Oficina de LIBRAS no Seminário São José

04/05/2011
Leanna Scal

Os seminaristas interessados em conhecer a cultura e a identidade da pessoa surda terão a oportunidade, através das aulas/oficinas promovidas pela Pastoral dos Surdos da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Na próxima quarta-feira, 11 de maio, às 19h30m, no Seminário São José, será realizada a abertura das atividades, com presença de surdos da Pastoral e do Assessor Eclesiástico, Padre Jayme de Oliveira.

- Numa sociedade múltipla de valores e de comunicação, aprender mais uma língua é otimizar a vida sacerdotal dos ministros de Deus, disse Padre Jayme.

A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é um dos meios fundamentais para incluir o surdo dentro da Igreja. O Secretário Nacional da Pastoral dos Surdos, Cesar Bacchim, disse que no Rio de Janeiro sete Paróquias já contam com atendimento para surdos, mas que a ideia é que esse número aumente cada vez mais.

- Há alguns anos o Seminário São José realizava esse curso, no qual o Padre Jayme aprendeu a linguagem. Então, o Seminarista Leandro Moreira, interessado em aperfeiçoar o que aprendeu, entrou em contato com a Pastoral dos Surdos para que realizássemos o curso novamente, explicou Cesar.

Ele disse que será um semestre com aulas semanais, mas, caso os seminaristas queiram continuar haverá um segundo módulo.

- Eu acho fundamental uma abertura de diálogo da Igreja com os surdos. É importante colocar na formação dos futuros sacerdotes a ideia de inclusão com os deficientes, afirmou o seminarista.
Fonte:www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário