quinta-feira, 5 de maio de 2011

Inscrições abertas para o 7° Mutirão de Comunicação na PUC-Rio

05/05/2011
Leanna Scal

No Dia Nacional das Comunicações, 5 de maio, a Igreja no Rio abre as inscrições para o grande evento que reunirá comunicadores de todo o país. O 7° Mutirão de Comunicação será realizado entre os dias 17 e 22 de julho, na PUC - Rio e todos os interessados em refletir sobre o tema “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades” já podem fazer suas inscrições.

Existe uma ligação profunda entre Igreja e comunicação. Nada pode romper esta relação, pois ela está fundamentada no fato de que a salvação trazida por Jesus Cristo realiza-se essencialmente como ato de comunicação. Deus, de muitos modos, se comunicou com os seres humanos ao longo da história e enviou seu Filho ao mundo. Na história da salvação, a pessoa de Jesus é o evento comunicativo por excelência, sacramento do ser humano com Deus.

O marco mais importante para as comunicações sociais até hoje foi o Concílio Vaticano II, o XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, que foi convocado no dia 25 de Dezembro de 1961, pelo Papa João XXIII e, após quatro sessões, terminou no dia 8 de Dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI. Nele, surge o primeiro decreto conciliar da história da Igreja a tratar do tema dos meios de comunicação. Na verdade, o decreto Inter Mirifica cria a expressão “comunicação social”, que acabou se tornando uma espécie de terminologia corrente nas teorias posteriores da comunicação.

A partir desse documento em especial, a Igreja em todo mundo passou a se preocupar com a comunicação e muitos eventos foram criados para refletir o processo. Um deles é o Mutirão Brasileiro de Comunicação, que terá sua 7° edição no Rio de Janeiro. Muitas atividades estão sendo preparadas para que a comunicação aconteça de maneira mais efetiva.

Vale destacar que a ideia de que a comunicação não pode se reduzir aos instrumentos técnicos de produção e transmissão de mensagens, mas deve contemplar o processo de relacionamento entre os seres humanos, por isso a importância de reunir comunicadores de todo país para trocarem experiências de evangelização através da mídia.

Os interessados em participar do evento devem primeiro se cadastrar no site do Muticom (www.muticom.com) e, posteriormente, com o login e a senha de cadastro, fazer a inscrição. Depois que o ingresso for pago, o participante poderá escolher as oficinas e grupos de trabalho que pretende assistir.


Uma preocupação da equipe do 7º Mutirão foi tornar o evento acessível a todos os públicos, principalmente no custo da inscrição, que será 80 reais. O valor inclui acesso às oficinas, painéis, seminários, feira da comunicação e atividades culturais do evento.

Como a Cidade Maravilhosa tem muito a oferecer aos visitantes, nesta edição do evento haverá oficinas-visita por diversos locais ligados à cultura e comunicação. Essas oficinas terão um custo adicional de 35 reais por lugar escolhido referente ao transporte.

Ao se inscrever nas oficinas, o participante monta a própria grade de programação no Mutirão. Entre as opções, estão oficinas técnicas e pastorais, com o formato de aulas práticas; os grupos de trabalho, que trazem discussões teóricas mediadas; e as oficinas-visita. Uma das novidades para esta edição são as oficinas promovidas pelas emissoras de TV católicas.

Para o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que acolhe o Mutirão e é ainda, até as eleições na CNBB que acontecerão na semana que vem, o Presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação, a realização do Muticom Rio representa a oportunidade para a Arquidiocese do Rio amadurecer nesse campo de conhecimento.

- Será um evento muito importante porque o Rio de Janeiro, além de ser um portal do Brasil, é também um lugar onde a comunicação se faz de uma maneira tal, que tem uma repercussão pelo Brasil afora. Que o Muticom ajude a Igreja a progredir no que diz respeito à comunicação, tanto na Igreja no Rio, como em todo Brasil, disse o Arcebispo.

Dom Orani também citou o Papa Bento XVI na mensagem deixada para o 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais.

- Como disse o Santo Padre em sua mensagem, precisamos tomar consciência de que se torna cada vez mais comum a convicção de que as novas tecnologias estão mudando o modo de comunicar, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.

Já o Reitor da PUC - Rio, Padre Josafá Siqueira, disse que é um prazer acolher este evento de comunicação e fez uma ligação com a Campanha da Fraternidade 2011.

- Sendo a fé a melhor resposta comunicativa entre Deus e o ser humano, o evento será um espaço privilegiado de manifestação dos diferentes processos e valores que contribuem para ampliar e melhorar as relações da pessoa humana com o Criador e as demais criaturas que integram a diversidade da vida no planeta Terra.


O responsável pela parte acadêmica, Miguel Pereira, entusiasmado com o evento, convidou todos para participar e refletir sobre o respeito ao outro, o envolvimento mútuo nos campos social, econômico, político, cultural e religioso. Também o Coordenador do evento, Padre Omar Raposo, está com ótimas expectativas.

- Pensar comunicação social, dentro da pluralidade do Rio de Janeiro, é um desafio que o Cristo Redentor sabe fazer muito bem porque é o grande comunicador. Espero que o Brasil perceba como o povo carioca é capaz de se comunicar e comunicar sua beleza, alegria e fé. Estamos como o nosso símbolo maior, de braços abertos, esperando por vocês, convidou o Padre.
Fonte:www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário