sábado, 7 de maio de 2011

Faltam 100 dias para a Jornada Mundial da Juventude


07/05/2011
Leanna Scal

A partir deste sábado, 7 de maio, faltam 100 dias para o início da Jornada Mundial da Juventude, JMJ. Estima-se que o evento reúna cerca de dois milhões de jovens do mundo todo, entre os dias 16 e 21 de agosto, na capital espanhola, Madri.

Para esse grande encontro entre o Papa Bento XVI e a juventude é necessária uma preparação que começa bem antes. As Dioceses no mundo todo estão organizando grupos e preparando a melhor forma de enviar seus jovens.

A Arquidiocese do Rio está empenhada em levar a juventude para este encontro com o Santo Padre e está organizando uma Caravana Oficial. Há mais de um ano, encontros mensais têm acontecido na sede da Arquidiocese com os jovens que irão à JMJ. O objetivo é integrá-los e prepará-los espiritualmente.

Expectativas dos jovens cariocas

- Muitas pessoas não entendem porque nós, jovens católicos, estamos em clima de festa a 100 dias da tão esperada ida a Madri e visita ao Papa. Muitos não percebem que estar com o grande pastor de nossa religião é, para nós, uma alegria imensurável e, mais do que isso, estar em terra estrangeira com outros milhares de jovens que comungam da mesma fé. Aquilo que poderia parecer uma Torre de Babel de línguas e culturas se mostra uma comunhão entre os povos que têm como senhor Jesus Cristo e que partilharão, em um momento único, suas alegrias e tristezas, evangelizando através de sua juventude, explicou Anna Carolina Bayer, da Pastoral da Juventude.


-As minhas expectativas são muito boas para a JMJ. Quero pôr em prática aquilo que nosso Arcebispo tem tanto nos ensinado: a unidade. Ser um com o Papa, ser um com Cristo, ser um com a Igreja nesse grande evento de oração e formação em favor da juventude católica, disse o seminarista Sidnei Guimarães Junior.

Do Seminário São José cerca de 20 seminaristas montaram um grupo para ter o encontro com o Pontífice. Para o seminarista Thiago Azevedo será uma nova experiência de oração e crescimento na fé, a partir da proximidade com o Sucessor de Pedro e da unidade com a juventude católica de diversos países.

- Estou em contagem regressiva, a ansiedade toma conta de mim. Viver algo novo e experimentar a unidade da nossa Igreja em meio a povos e culturas diferentes ao redor de nosso pastor é o que nos motiva e alegra a cada dia.
— Estou muito feliz de poder viver essa experiência, é a primeira vez que vou a uma JMJ. Espero poder retornar ao Rio verdadeiramente enraizada e edificada em Cristo e firme na fé, afirmou Juliana Fernandes, 23 anos, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Juventude.

E quem já participou quer sempre voltar. Stephania Figueiredo, 26 anos, participou das JMJs em 2002, 2005 e 2008 e voltará, em 2011, com o Movimento de Vida Cristã, junto com mais 8 jovens.

- Graças ao Senhor, eu pude participar das últimas três Jornadas Mundiais da Juventude, em Toronto, Colônia e Sidney, agora sigo rezando e aguardando que chegue a de Madri. Foi uma alegria imensa participar da última JMJ com o Papa João Paulo II, agora Beato, em 2002 – Toronto. Neste ano, na Missa de encerramento, o Papa convidou a todos os jovens para serem “Sal da Terra e luz do mundo” (tema desta Jornada), esta frase está guardada em meu coração até hoje. No começo, não me via capaz de concretizá-la na minha vida. Porém, hoje, sei que posso irradiar o amor do Senhor a todas as pessoas, com a ajuda das suas graças derramadas através do Espírito Santo. Estar na primeira Jornada com o Papa Bento XVI (2005 - Colônia) também foi maravilhoso, sendo seu primeiro ano como Papa. Todos os jovens puderam mostrar o quanto estariam próximos do novo Pontífice, e que ele poderia contar com a força da juventude na evangelização deste mundo que tanto precisa da Palavra de Deus, disse a jovem.

O escritório da Comissão Arquidiocesana para a JMJ 2011 funciona no 5º andar do Edifício João Paulo II. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail euqueroir.jmj2011@gmail.com ou pelo telefone 2292-3132 (ramal 580).

Nenhum comentário:

Postar um comentário