sexta-feira, 6 de maio de 2011

Indo, sempre indo: “Fazei Discípulos meus todos os povos da Terra” (Mt 28,19)

Padre Geraldo Dondici Vieira
(Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio)

Tendo passado pela morte e saindo dela vencedor, Jesus-ressuscitado espera seus discípulos na montanha da Galiléia. Os discípulos, depois do pavor e da fuga, escutaram as mulheres e puseram-se a caminho da Galiléia, casa de todos os povos. Ali, Jesus ensinou a sua Lei do Amor e curou as multidões que acorriam a ele. Ao redor do lago, Jesus chamou seus discípulos, partilhou de suas fadigas e serviu seu abundante banquete abençoando os pãezinhos e os peixes secos. Na Galiléia, Jesus encontrou a hospitalidade de Pedro e o carinho das crianças que vieram correndo para abraçá-lo. Quantas recordações boas a Galiléia trazia ao coração!

Mas agora o que aconteceria? Seriam reprovados por Jesus? Ainda seriam contados entre os discípulos dele? O que lhes falaria o Mestre da Galiléia? Como ele iria se dirigir a eles? Uns temiam. Outros se escondiam. Outros ainda se desculpavam. Alguns até mesmo duvidavam!

Na montanha da Galiléia, a casa de todos, os discípulos viram Jesus-ressuscitado. E ao vê-lo, prostraram-se por terra em adoração ao Nosso Senhor e Deus, vencedor da morte e doador da vida plena. Mas alguns continuaram duvidando.

Para que todas as dúvidas desaparecessem e brilhasse sobre o universo a força da esperança na fé, Jesus deu a sua última ordem aos seus discípulos. As palavras de Jesus não foram de reprovação ou condenação, mas de envio para a missão. Jesus determinou seus discípulos, agora provados pelo mistério da Cruz, a uma missão descrita por quatro pontos, como os pontos cardeais:

1. Sempre indo. A vida do discípulo de Jesus se dá e amadurece no caminho, na condição de êxodo, na travessia do Deserto até a Terra Prometida. Não fixaremos morada até nele repousarmos definitivamente.

2. Fazei discípulos meus os povos, as nações, as raças, as gentes, enfim, todas as pessoas da terra. Toda a humanidade é convidada pelos discípulos de Jesus a imitarem o Mestre e Senhor em sua doçura, humildade e mansidão.

3. Batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Em Jesus, todos são revestidos de uma nova identidade e dignidade. Tornam-se gente nova e criatura nova.

4. Ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei. A escuta atenta e fiel de todo o Evangelho de Jesus é a força que elimina a dúvida e dá-nos a coragem de permanecer sempre fiel ao seu amor.

Ao final do mandato missionário, Jesus faz uma promessa e oferece uma garantia da eficácia da missão. Jesus diz: EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ O FIM!

Por isso, continuamos na Páscoa de Jesus. Ouvimos seus ensinamentos. Renovamos nosso batismo. Levamos ao mundo a alegre convocação para sermos seus discípulos. E nunca nos cansamos de ir ao encontro de todas as pessoas que precisam da fé, da esperança e do amor de Jesus.

Também o Mutirão da Comunicação segue as trilhas deixadas pelo Senhor e Mestre. E vai levando até bem longe e para o mais profundo do coração humano a mensagem da Páscoa de Jesus: “Fazei discípulos meus todas as nações”.

Padre Geraldo Dondici Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário