quarta-feira, 11 de maio de 2011

Maria, Mãe da Igreja







08/05/2011
Dom Orani João Tempesta - Arcebispo Metropolitano

"Todas as gerações me chamarão Bem-aventurada"(Lucas 1,48).
Que honra é para todos nós podermos chamar Maria, Mãe de Deus, de nossa Mãe. Pela vinda do Filho de Deus que se tornou um de nós, e confirmou no alto da Cruz com a palavra a João que somos seus filhos: “Mulher, aí está o teu filho”. Depois disse para o discípulo: “Aí está a tua Mãe”(Jo 19, 26-27).

Maria, Rainha do céu, escolhida para ser a Mãe de Deus, se proclama a sua serva e age na terra com o seu coração tão grande quanto o mundo, intercedendo pelos povos junto a seu Filho Jesus. Maria, com o seu sim obediente a Deus, e aí está o importante exemplo: escuta a Palavra e a acolhe na obediência, muda a nossa história, leva-nos ao Evangelho de Cristo e convida-nos a uma vida santa.

É neste mês tradicionalmente dedicado à Maria que se comemora o Dia das Mães. São muitos os verbos da maternidade: conceber, alimentar, consolar, doar, orientar, amar, proteger, educar, cuidar, edificar, evangelizar - e as mães conseguem conjugar todos simultaneamente, com a força do amor e a inspiração em Maria Santíssima.

A chegada do segundo domingo de maio nos faz recordar nossa vida, nossa família, a beleza da criação. Não deixemos o apelo comercial distorcer o sentido dessa data, que deve ser celebrada por todos com agradecimento, reconhecimento e oração a todas as mães, as que estão em nosso meio nos alegrando e nos enchendo de carinho e as que estão na comunhão dos santos rezando por cada um de nós.

E, junto com o mês temático, temos também a festa mariana de Fátima nesta semana. Aqui no Rio de Janeiro, iremos inaugurar uma réplica da Capela das Aparições. Um presente a todos nós, que assim podemos, ainda mais, orar em um local especial e reavivar nossa fé.

Aproveitando esse dia, peço que Deus abençoe a cada dia as mães. Não apenas hoje, mas todos os dias porque são dias santificados no Senhor e dedicados às Mães. É graças ao amor de uma Mãe com um Pai que temos constituída a família querida e amada por Deus. Que a Maternidade, a exemplo de Nossa Senhora, seja celebrada pelo Estado Brasileiro dentro de nossa tradição em reconhecer o casamento de um homem com uma mulher como expressão familiar, porque gera vida, fertilidade, amor puro e santo, sacrário divino de Deus no amor de um homem por uma mulher pelo sacramento do matrimônio.

Rezemos também por aquelas mães que sofrem a perda de seus filhos queridos, especialmente nos acontecimentos de um mês atrás, e nessa intenção colocamos todas aquelas que passam pelas tribulações. Colocamos também no coração de Deus todas as dificuldades hoje enfrentadas pela mulher e mãe para levar adiante a educação e orientação de seus filhos e conduzir a família em meio a tantas pressões contrárias. Peço a Deus para que, compreendendo a sublime missão das mães, sempre dê a elas forças para orientar seus filhos, levando-os ao caminho do Evangelho, regando suas vidas com amor, paciência e oração para alcançar a salvação eterna.

Deixo minha benção a todas as mães e consequentemente a todas as famílias. Que Maria seja o exemplo e a intercessora de todos.
Dom Orani João Tempesta

Nenhum comentário:

Postar um comentário